O Comportamento Das Trutas


Neste vídeo podemos observar trutas a alimentar-se na corrente de um rio.

Esta observação é essencial para o pescador de trutas para que possa melhorar as sua técnicas de pesca, nomeadamente, perceber qual o comportamento das trutas no seu habitat natural.

5 comentários:

  1. Então se percebi bem a truta está no fundo e sobe para se alimentar correcto? (eu sou novo na pesca à truta e na pesca em geral) É que estou a tentar entender o que devo usar para as apanhar, por exemplo, é preciso boia? ou as colheres (acho que é assim) mantêm o isco à tona? ou devo usar um chumbo deixar que o chumbo pouse no fundo com o isco a meia altura? E posso repetir o mesmo estilo no rio e na foz? Se me puder ajudar agradecia.

    ResponderEliminar
  2. Olá:

    Na verdade, há muitas técnicas para pescar trutas mas há alguns requisitos básicos que deve ter para pescar trutas independentemente das técnicas de pesca:

    - Deve utilizar material de boa qualidade;
    - Deve apresentar o isco da forma mais natural seja ele artificial (plumas, amostras,peixes artificiais) ou natural (minhocas, larvas,etc);
    - Deve pescar em silêncio e com roupas leves e discretas.

    Como seria impossível descrever-lhe todas as técnicas de pesca à truta apresento-lhe a que, para mim, é a mais eficaz:

    1 - Pesca com iscos naturais:

    Material essencial:

    - Cana de pesca de 3,30 mt leve;
    - Carreto de pesca leve e de boa qualidade;
    - Linha de pesca de alta qualidade de diâmetro fino.
    - Chumbos de pesca;
    - Anzóis n.ºs 6 ou 8;
    - Isco: minhocas, larvas, lesmas, gafanhotos, grilos, etc;
    - Cacifo para levar material;
    - Botas altas ou fato de pesca;
    - "caneta" para tirar os anzóis da boca do peixe.

    Como pescar?

    Pescar sempre a montante do rio, ou seja, pesque sempre contra a corrente. Por exemplo, se vir uma truta lance sempre para cima do local onde viu a truta, assim o isco desliza naturalmente em direcção a ela aumentando as possibilidades de a pescar. Procure locais como correntes, pedras e troncos no meio do rio, remansos, etc.

    Lance o isco para a corrente e deixe deslizar até passar à sua frente. Se não sentir nenhum toque, lance de novo para um local diferente. Repita estes lançamentos enquanto percorre as margens do rio.

    Nas zonas de água mais parada, procure lançar junto às margens ou a pedras ou troncos submersos.

    É uma técnica de pesca que exige algum esforço físico já que vai ter que percorrer as margens do rio.

    Veja os seguintes vídeos:

    - http://videos-de-pesca.blogspot.pt/2013/02/aprenda-procurar-trutas-num-ribeiro.html
    - http://videos-de-pesca.blogspot.pt/2013/01/pescar-trutas-nas-correntes-dos-rios.html

    Espero ter ajudado. É um assunto sobre o qual há muito a dizer e a aprender. Se precisar de mais ajuda contate-me

    ResponderEliminar
  3. Olá João muito obrigado pela sua ajuda! Foi sem sombra de dúvida a informação que precisava para tirar a maior parte das minha dúvidas e me ajudar!

    Tenho apenas duas questões que gostaria que me ajudasse:
    Quando se referiu a chumbos referia-se aqueles que são umas pequenas esferas que se apertam contra a linha ou os normais? (num dos vídeos eram usados chumbos desses, as tais pequenas esferas)

    A partir do momento em que lanço o isco devo deixar que toque no chão ou devo permitir que o isco viaje aquele espaço até ficar à minha frente e recomeçar? (num dos vídeos que sugeriu ele fala que o isco está no fundo)

    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Olá Dark:

    Sim. Os chumbos são aquelas pequenas esferas. Atenção devem ser feitas de chumbo macio para não ferir a linha de pesca (se arranjar chumbos de outro material seria bom porque, como sabe, o chumbo é um material poluidor).

    Quanto ao lançamento do isco, a ideia é apresentar o isco da forma mais natural portanto deve adequar a quantidade/peso dos chumbos às condições do rio. Se for um rio com correntes fortes deve colocar mais chumbos. Se for um rio com pouca corrente até pode pescar sem qualquer chumbo. Não se esqueça, a Truta é um peixe muito desconfiado, se não for discreto será mais difícil pescar.

    A técnica de pesca que descrevi antes não é para ser levada à letra. Mas pense assim: o objectivo de pescar a montante do rio é não estarmos visíveis para as Trutas já que elas se encontram viradas para a corrente para ver se recolhem algum alimento trazido pela corrente. Se deixarmos o isco passar-nos, as trutas que estão atrás de nós, provavelmente, já nos viram e, assim, será mais difícil enganá-las.

    Relativamente ao isco tocar no fundo, não seja rígido. Tente pescar mais fundo ou a meia água, tudo depende da actividade das Trutas e da época do ano, ou seja, na Primavera, quando há muita água e o tempo está mais frio, as Trutas refugiam-se no seu local preferido à espera que algum alimento passe ao seu alcance enquanto em dias calor, já no fim da Primavera princípios de Verão preferem estar perto da superfície e alimentarem-se de insectos.

    Não se esqueça, a pesca à Truta é um dos tipos de pesca mais cativante mas precisamos de preservar a espécie. É triste, mas prevejo que esta espécie vai acabar por desaparecer em breve dos nossos rios. Por isso será fundamental praticar pesca sem morte e devolver os espécimes à água (excepto os grandes exemplares que comem as Trutas mais pequenas).

    Note também que é necessário Licença de Pesca e respeitar os tamanhos mínimos das Trutas(19 cm para a Truta Fario e 30 cm para a Truta Marisca) se decidir não praticar pesca sem morte.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado! Depois destas dicas suas só falta mesmo começar! :)

    Claro, já tratei da licença e respeitarei o tamanho libertando-os a todos ou os que forem mais pequenos dos que indicou, conservando a espécie.

    Mais uma vez, obrigado e boas pescas!

    ResponderEliminar

Imagens de temas por MichaelJay. Com tecnologia do Blogger.